ban
Pesquisa no Guia Pet




guias_web
Guia da Embalagem
Guia Construir e ReformarGuia da CulinariaGuia do Turismo e Lazer





submarino


voltar

Como manter seu cão com ótima aparência
Com cuidados apropriados, seu cão terá sempre pelo lustroso e brilho nos olhos. Vejamos os cuidados básicos.

Não é bom dar banhos demais em seu cão
Você deve apenas dar um banho em seu cão quando ele estiver sujo ou se o veterinário aconselhar. Se der banhos demais, vai eliminar todos os óleos naturais que protegem do frio e da umidade. Dê banho apenas quando o tempo estiver bom ou dentro de casa para evitar gripes e use apenas produtos feitos para cães. Nunca use detergente ou desinfetante doméstico, pois agridem a pele de seu cão.

Se o seu cão precisar de um banho, assegure-se de que tudo está preparado de antemão, caso ele tente escapar! Prepare uma área para lavá-lo e secá-lo, então deixe à vista os equipamentos necessários. Este é também um bom momento para arejar e limpar a cama dele.

Cuidados básicos na hora do banho
Dar banho em um cão pode fazer uma grande bagunça e no calor é melhor fazê-lo fora de casa. Pegue uma banheira ou outro container, encha até a metade com água morna (não quente!) e reserve uma grande quantidade para enxaguar. Use um shampoo suave para crianças ou o produto que seu veterinário recomendar. Leia atentamente as instruções antes de começar e separe uma toalha velha e limpa. Dependendo da raça do seu cão, talvez precise de um secador de cabelos.

Quando tudo estiver pronto, levante seu cão gentilmente (com a ajuda de alguém se for necessário) e coloque dentro da banheira com água tépida. Então use uma jarra para jogar água no corpo dele, partindo da parte da traseira, deixando a cabeça por último.
Comece aplicando o xampu no corpo e nas pernas, então esfregue bem para dar uma boa ensaboada por todo o corpo do seu cão. A cabeça deve ser lavada por último, tomando cuidado para que o shampoo não entre nos olhos. Quando você achar que ele está completamente limpo, enxágue-o jogando água morna nos pêlos.

Uma boa quantidade de água será necessária para tirar completamente o xampu.
Quando você tirar o animal da banheira, ele provavelmente sacudirá o corpo, removendo a maior parte da água dos pêlos num instante. Use uma toalha velha limpa para tirar o restante da água e então complete a secagem com um secador de cabelos em temperatura baixa. Se utilizar uma escova com o secador de cabelos o processo de secagem será bem mais rápido.

Pelagem longa e curta
Cães de pelagem longa e curta devem ser escovados de forma diferente. Cães de pelagem curta podem ser escovados uma vez por semana, dependendo da condição dos pêlos. Você vai precisar de um pente e uma escova de cerdas macias, que devem ser mantidos especialmente para seu cão.
Talvez o melhor para um cão maior seja colocá-lo em cima de uma mesa fora de casa, mas cães pequenos podem ser escovados no seu colo.
Escove os pêlos mortos com o pente, começando pela cabeça e seguindo pelo corpo, rabo e pernas. Preste atenção nos pêlos grossos do pescoço, especialmente em raças como Labradores.

Uma vez que a pelagem tenha sido completamente penteada, use a escova de cerdas suaves para remover pêlos soltos.

Para cães de pêlos longos o processo é quase o mesmo, embora eles possam precisar de escovação várias vezes por semana. Com certeza, é melhor gastar um pouco de tempo para escová-los a cada dois ou três dias do que não escová-los, o que provavelmente causará emaranhados. Mantenha um pente e uma escova especialmente para esta tarefa e escove o cão começando pela cabeça seguindo para trás, passando a escova no sentido do crescimento dos pêlos. Você pode precisar levantar a pelagem superior se o cão tiver uma segunda camada de pêlos. Escove de dentro para fora removendo pêlos mortos e emaranhados. Se passar o pente pela pelagem e não encontrar nós, então seu cão está bem escovado. Este é também um bom momento para verificar brotoejas na pele, inchaços ou parasitas, como pulgas e carrapatos.

Manter o seu cão bonito pode ser bem divertido e dá uma chance de construir uma relação de confiança e contentamento entre você e seu amigo peludo.

Fonte: Pedigree














 
 
Guia Pet & Cia 2008-2017 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de uso - Política de privacidade

CSS válido! Valid XHTML 1.0 Transitional