ban
Pesquisa no Guia Pet




guias_web
Guia da Embalagem
Guia Construir e ReformarGuia da CulinariaGuia do Turismo e Lazer





submarino


voltar

Devemos castrar nosso cão?
?Devo? Não devo?". Para muitos proprietários, a questão de castração é um grande dilema. Alguns podem estar indecisos sobre criar ou não o animal de estimação da famí¬lia, enquanto outros argumentam que a esterilização não é natural. Qualquer que seja seu ponto de vista, estudos mostram que castração pode ajudar os cães a viver mais, de forma mais saudável e com menos problemas.

Problemas de saúde relacionados com a reprodução são bastante comuns em cães, especialmente aqueles que nunca reproduziram. Quanto mais cedo o cão for esterilizado, mais fácil será limitar estes problemas. Sem a castração, seu cão obediente pode se transformar em uma bola de pêlos cheia de hormônios, sem pensamentos racionais. Alguns cães levam isso ao extremo, fugindo constantemente e se colocando em grande perigo. Outros não conseguem focar quando há uma fêmea possí¬vel na proximidade.

Cães machos pode ser um grande problema quando não castrados. Podem causar problemas quando não estiverem na coleira, ou, pior ainda, quando atacarem outros cães estando na coleira. Quando castrados, irão estar menos inclinados a andar longas distâncias e ficarão menos agressivos no geral, especialmente com crianças, que podem ser vistas como um ser de posição social mais baixa na matilha.

Fêmeas geralmente também têm temperamento mais dócil quando castradas e ficam mais satisfeitas ao se livrar dos cios. Cadelas mais tensas tendem a ganhar confiança ao saber que não serão montadas por todos os machos da cidade.

Muitos donos ficam preocupados achando que a esterilização irá alterar a personalidade de seu cão, deixá-lo gordo e preguiçoso. Mas a verdade é que muitos cães sentem-se melhores quando perdem aquela energia que têm de frustrar. Castrar seu cão não irá mudá-lo, irá acabar com a constante vontade que tem de escutar mais seus hormônios do que você. O resultado é mais felicidade, um cão mais focado, livre de sintomas de sobrecarga hormonal como fugir, urinar em casa e latir insistentemente.

Não dá para prever a resposta de seu cão ao ciclo reprodutivo. Alguns se comportam muito bem e se recusam a deixar com que seus hormônios dominem, outros são enviados a centros para encontrar uma casa, pois os donos não conseguem lidar com seu comportamento. Para a maioria dos cães, no entanto, a castração é benéfica. Sem a vontade de procriar, seu amigo peludo pode ficar muito mais à vontade para escutar e comportar-se, podendo até virar o cão que você sempre quis.

A não ser que queira crias, faz sentido castrar o cão já que, no final, trará benefí¬cios.



Fonte: Pedigree














 
 
Guia Pet & Cia 2008-2017 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de uso - Política de privacidade

CSS válido! Valid XHTML 1.0 Transitional