ban
Pesquisa no Guia Pet




guias_web
Guia da Embalagem
Guia Construir e ReformarGuia da CulinariaGuia do Turismo e Lazer





submarino


voltar
<<< Anterior Próxima >>>


ESCOLHA O TAMANHO DA FONTE - A - A

22/05/2012
CBNA Pet 2012 amplia programação sobre Nutrição de Animais de Estimação


Amplo e diversificado, IV Congresso Internacional e XI Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação atraiu 221 participantes, vindos de 11 Estados brasileiros.

Legislação, qualidade, nutrição e processamento. Com esta ampla e diversificada programação, estabelecida no âmbito da Comissão de Animais de Estimação do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, é positivo o balanço do IV Congresso Internacional e XI Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação. Some-se a isso a novidade da mesa redonda sobre qualidade de farinhas de origem animal, que se mostrou bastante produtiva. ''Os expositores/debatedores transmitiram mensagens construtivas, levantando diversos aspectos de um cenário com muitas facetas, características e oportunidades'', avalia o Dr. Aulus Cavalieri Carciofi, Diretor e Coordenador da Comissão Pet do CBNA.

A aproximação de diferentes setores e públicos é bastante produtiva e um dos objetivos principais da existência do evento. A mesa redonda, por exemplo, foi um grande estímulo à união entre o setor de produção de farinhas de origem animal e os consumidores dos produtos, ou seja, a indústria de alimentos para animais de companhia. ''Esperamos que deste passo inicial surja um caminho para a construção e evolução da qualidade destes produtos e da relação entre produtores de alimentos e de farinhas'', explica Carciofi, que também é professor Doutor do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP-Jaboticabal (SP).

Com tantos atrativos é difícil destacar um ponto da programação que tenha merecido mais a atenção do público, tendo em vista que dentro de seu escopo particular, todo evento foi muito interessante. Levando-se em conta o foco da imprensa especializada, uma enquete informal indica que os conteúdos apresentados nas palestras sobre uso de soja em alimentos para cães e gatos, e sobre os hábitos alimentares de gatos asselvajados e lobos, permitiram uma boa reflexão e reconsideração de conceitos.

Em 2012, o IV Congresso Internacional e XI Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação ocorreu no Centro de Convenções Frei Caneca (São Paulo/SP), entre os dias 8 e 9 de maio. O local recebeu elogios dos palestrantes e dos 221 participantes, vindos de 11 Estados (DF, ES, GO, MA, MG, PE, PR, RJ, RS, SC e SP). A localização dentro de um shopping, próxima à região da Av. Paulista, e a grande oferta de alimentação e outros serviços no local, garantiu comodidade e facilitou o deslocamento de todos os presentes às palestras e à feira negócios, realizada no mesmo local.

''A organização e planejamento funcionaram bem. Não houve filas e tudo ocorreu como planejado. Além disso, contamos com o envolvimento de muitas empresas do setor e de universidades''. Vale destacar que pesquisadores da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), UFPR (Universidade Federal do Paraná), UFLA (Universidade Federal de Lavras), UEM (Universidade Estadual de Maringá) e FCAV/UNESP (Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista) abrilhantaram a programação enviando suas pesquisas para exposição no evento.

Quem observou os resumos das pesquisas científicas expostos no evento pôde notar que os temas versaram sobre diversos assuntos. Mas uma análise mais detida aponta maior espaço dedicado a avaliações em torno dos alimentos para cães. Como citado anteriormente, grupos de pesquisa de cinco universidades diferentes expuseram seus trabalhos, o que movimentou muitos alunos que puderam dar visibilidade à sua produção científica. Na visão do CBNA, este é um espaço valioso do evento. Colabora com a formação dos alunos, sintoniza-os às necessidades, interesses e oportunidades do mercado, e abre portas para as empresas interagirem mais profundamente com as universidades, fomentando a pesquisa de qualidade e aplicada aos interesses nacionais.

Três trabalhos, do conjunto da produção científica inscrita, foram selecionados para apresentação oral: um sobre uso de fibra para gatos; um sobre a comparação de aspectos imunes em cães filhotes, adultos e idosos; e um terceiro sobre qualidade e equações de predição do valor nutricional da farinha de carne e ossos para cães. Este último, inclusive, recebeu devido aos seus méritos científicos, a premiação de melhor trabalho apresentado em 2012, segundo avaliação dos membros da comissão julgadora.

O trabalho premiado destacou-se porque identificou tanto aspectos positivos de qualidade, como a baixa ocorrência de problemas oxidativos, como aspectos negativos, como a presença de salmonella. O trabalho também estabeleceu uma equação que prediz a digestibilidade in vivo da farinha de carne e ossos a partir dos valores obtidos de solubilidade em pepsina. Trata-se de um método simples de análise, usualmente empregado por várias empresas do setor.

Para quem não teve a oportunidade de participar dos eventos, o conteúdo do trabalho premiado, as demais pesquisas científicas expostas, assim como o conteúdo da maioria das palestras, foram registrados nos Anais do CBNA Pet 2012. Editado no formato digital, este material está disponível para aquisição, e pode ser solicitado pelo e-mail cbna@lexxa.com.br.






Saiba mais sobre a CBNA - Colégio Brasileiro de Nutrição Animal
Fonte: EiraCom



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA







 
 
Guia Pet & Cia 2008-2017 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de uso - Política de privacidade

CSS vlido! Valid XHTML 1.0 Transitional