ban
Pesquisa no Guia Pet




guias_web
Guia da Embalagem
Guia Construir e ReformarGuia da CulinariaGuia do Turismo e Lazer





submarino


voltar
<<< Anterior Próxima >>>


ESCOLHA O TAMANHO DA FONTE - A - A

30/07/2012
Terapias alternativas auxiliam na prevenção e tratamento de doenças em cães e gatos

Métodos menos invasivos como acupuntura, florais e massoterapia promovem bem-estar e até mesmo a cura em determinados estágios de problemas articulares, musculares ou nervosos

 Terapias alternativas auxiliam na prevenção e tratamento de doenças em cães e gatos



A busca por qualidade de vida e práticas mais saudáveis tem motivado muitos proprietários a também investirem no bem-estar de seus animais de estimação. Prova disso é o aumento no número de pessoas que buscam a prevenção de doenças e também alguns tratamentos nas terapias alternativas para cães e gatos.

Segundo o veterinário João Carlos Colombo, um dos proprietários do Pet Hotel Dog Life, em São Paulo, os métodos mais procurados são acupuntura, florais e massoterapia. "Os clientes são geralmente proprietários que já tiveram resultados pessoais satisfatórios ou mesmo na família com essas terapias”. O profissional explica que os métodos alternativos são técnicas milenares que surgiram antes mesmo da medicina convencional, mas só foram aprovados pela Organização Mundial de Saúde a partir dos anos 60 para humanos e dos anos 90 para animais.

Dentre os métodos alternativos mais utilizados nos pets destacam-se a acupuntura, massoterapia e florais e são indicados principalmente para a prevenção e tratamento de doenças articulares, musculares e nervosas. “A acupuntura, por exemplo, é uma terapia tradicional chinesa que utiliza finíssimas agulhas descartáveis específicas na pele dos animais, causando estímulos no corpo”.

Segundo o veterinário esses estímulos promovem uma resposta do organismo, ocasionando a melhora de alguns problemas e até mesmo a cura de doenças. “A melhora e bem-estar por meio da acupuntura podem ser vistos principalmente em doenças respiratórias, no sistema digestório, neurológicos, musculares e articulares”. Vale lembrar, no entanto, que ela deve ser aplicada por um profissional qualificado, levando em conta o perfil de cada animal bem como a doença e sinais clínicos apresentados.

Já o tratamento por meio dos florais é feito a partir do potencial energético das flores. Segundo o veterinário, a técnica utiliza a energia vibracional retirada da essência das flores para trazer equilíbrio e harmonia ao emocional das pessoas e animais. Os que recorrem ao método acreditam que as doenças se originam nas emoções, o que torna a terapia floral eficaz principalmente en problemas como depressão, estresse, agressividade e fobias. “É importante ressaltar, no entanto, que os florais não substituem o tratamento médico, mas podem ser utilizados em conjunto com qualquer medicamento”.

Segundo o dr. João Carlos a massoterapia também é outra grande aliada para a recuperação de traumatismos e outros problemas articulares. “Ela é aplicada em pequenos animais e ajuda a aliviar a tensão, a ansiedade e o desconforto, podendo ser usada ainda para alongar e liberar cicatrizes inelásticas dos tecidos”. Bastante utilizada durante banhos de ofurô, a técnica também promove o relaxamento de animas com quadro de estresse ou agressividade.

Terapias Alternativas

Geralmente mais utilizadas em cães das raças Dachshund, Labrador, Golden Retriever, Lhasa apso, Basset Hound, Pastor Alemão e Rottweiler, que apresentam maior predisposição de problemas articulares, as terapias alternativas podem ser usadas em felinos também. O especialista adverte, no entanto, que é preciso paciência para alcançar os resultados, pois o tratamento, por vezes, pode levar alguns meses.

Para finalizar o veterinário alerta que no caso de animais já doentes, fazer a manutenção do tratamento é fundamental para garantir sua eficácia. “Problemas lombares são fruto do desgaste ósseo, ou seja, podem voltar. Para que isso não ocorra, o ideal é fazer a manutenção do tratamento alternativo pelo menos uma vez ao mês”.






Saiba mais sobre a Pet Hotel Dog Life
Fonte: Central de Fontes Comunicação



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA







 
 
Guia Pet & Cia 2008-2017 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de uso - Política de privacidade

CSS vlido! Valid XHTML 1.0 Transitional