O aparelho tem maior sensibilidade ao diagnóstico, diminui a exposição do paciente aos raios-x e colabora para a preservação do meio ambiente.
Com o objetivo de preservar a vida dos animais que chegam para consultas e oferecer um atendimento mais eficaz, o Pet Care investe em novos equipamentos que facilitam o rápido diagnóstico de patologias. O hospital veterinário, localizado no Morumbi-SP, conta agora com um novo equipamento de Radiologia Digital.
O novo equipamento funciona da seguinte maneira: a imagem do paciente é temporariamente armazenada através de uma película de fósforo. Em seguida, é extraída por um scanner, que a converte em uma imagem digital de alta resolução, o que proporciona maior sensibilidade na detecção de diversas patologias.
Em formato digital, é possível tratar a imagem e melhorar a avaliação de diferentes tecidos, utilizar o zoom para ampliar uma área específica ou até inverter a escala de cores para realçar determinadas áreas. “Este novo aparelho tem mais sensibilidade para o diagnóstico, com isto evitamos a repetição de exames e, consequentemente, exposição do paciente aos efeitos deletérios dos raios-x. Essa repetição é frequente na técnica radiográfica convencional”, comenta o diretor técnico e médico veterinário do Pet Care, Dr. Marcelo Quinzani.
Este novo aparelho chegou para substituir o RX convencional, eliminando o uso de produtos químicos utilizados no processo de revelação que, quando descartados incorretamente, são nocivos ao meio ambiente. “Por isso podemos dizer que a radiologia digital é ecologicamente correta”, diz. “Agora, as imagens poderão ser disponibilizadas em um CD ou através de impressão a laser em uma película específica utilizada em radiodiagnóstico”, explica o veterinário. Uma vez digitalizado, o exame é de fácil arquivamento, o que não acontecia com os filmes convencionais que se deterioram quando mal acondicionados. Além disso, pode ser transmitido para longas distâncias através da Internet.
Saiba mais sobre a Hospital Veterinário Pet Care