ban
Pesquisa no Guia Pet




guias_web
Guia da Embalagem
Guia Construir e ReformarGuia da CulinariaGuia do Turismo e Lazer





submarino


voltar
<<< Anterior Próxima >>>


ESCOLHA O TAMANHO DA FONTE - A - A

11/01/2017
Cães também sofrem de gengivite, saiba os riscos

Saúde oral debilitada pode levar a consequências mais graves, como a anorexia. Snacks específicos e escovação ajudam a prevenir enfermidades periodontais

Cães também sofrem de gengivite, saiba os riscos



Doenças periodontais, como a gengivite, são as mais comuns nas clínicas veterinárias – acometem de 80 a 85% dos cães adultos, principalmente os de raças pequenas. A evolução dos sintomas dessa enfermidade pode causar outros problemas ainda mais graves. “Doenças periodontais podem comprometer a capacidade de alimentação dos animais e ter como consequência a anorexia”, pontua a Coordenadora da Comunicação Científica da Total Alimentos e médica veterinária da Equilíbrio, Bárbara Benitez.

De acordo com a especialista, os tutores devem estar atentos a qualquer sintoma e podem colaborar oferecendo alimentos específicos que auxiliam na boa saúde oral dos cães. “Existem snacks formulados com hexametafosfato de sódio, o qual impede a mineralização da placa bacteriana em cálculo. Além disso, uma inovação no mercado é a inclusão de própolis nesses snacks, um agente natural que ajuda no controle de bactérias e evita o mau hálito (halitose) do pet”, explica Bárbara.

Alimentos precisam estimular mastigação

Além do conteúdo nutricional, a textura, consistência e forma do alimento também são fundamentais para saúde oral dos cães. Segundo a médica veterinária, Barbara Benitez é preciso existir atrito entre o alimento e os dentes do animal para que ocorra a limpeza das superfícies dentárias. “Há pessoas que estranham o formato e até acreditam que as rações são muito duras, no entanto algumas características do alimento estimulam a mastigação e limpeza dos dentes”, explica.

Entenda os sintomas e previna seu cão:

• Halitose: é o mau hálito, odor desagradável oriundo da cavidade bucal do animal. Pode ser causada principalmente pela higiene bucal deficiente e presença de placa bacteriana.
• Disfagia: trata-se da dificuldade de deglutição, isto é, o animal faz muito esforço ou não consegue ingerir o alimento.
• Ptialismo é salivação excessiva do cãozinho.

O que é anorexia?

Anorexia é a perda ou ausência do apetite dos cães. Este sinal clínico pode ocorrer por diversos fatores, entre eles as doenças periodontais: “Se o cão está com gengivite, por exemplo, ele sentirá dor ao apreender, mastigar ou deglutir e, então, rejeitará o alimento”, explica a médica veterinária, Bárbara Benitez. A veterinária pontua ainda que os donos devem estar alertas às atitudes dos pets “Alguns problemas não são tão visíveis, logo, é preciso verificar se o animal está se alimentando como de costume e dar importância a qualquer modificação de comportamento alimentar”

Fonte: Bárbara Benitez é médica veterinária pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), mestre em nutrição de cães e gatos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é Coordenadora da Comunicação Científica da Total Alimentos.




Fonte: Fernanda Siqueira / Total Alimentos



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA







 
 
Guia Pet & Cia 2008-2017 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de uso - Política de privacidade

CSS vlido! Valid XHTML 1.0 Transitional