ban
Pesquisa no Guia Pet




guias_web
Guia da Embalagem
Guia Construir e ReformarGuia da CulinariaGuia do Turismo e Lazer





submarino


voltar
<<< Anterior Próxima >>>


ESCOLHA O TAMANHO DA FONTE - A - A

09/08/2017
Cuidados com a alimentação dos pássaros

Uma dúvida frequente entre quem opta por criar pássaros como animais de estimação diz respeito aos cuidados específicos com a alimentação. Afinal, como manter a dieta completa e variada para que a ave viva bem na gaiola?

Cuidados com a alimentação dos pássaros



A dica dos especialistas é ficar atento ao balanceamento dos alimentos fornecidos. Apenas sementes e rações não suprem todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos pássaros. “O ideal é mesclar entre sementes, rações, insetos e frutas. As sementes são mais oleosas e têm mais gorduras então não devem ser oferecidas como alimento principal”, explica o Engenheiro Agrícola e proprietário da Safari Insetos, Eduardo Matos.

Uma ótima sugestão que é muito nutritiva é a ingestão de insetos. A sugestão é oferecê-los vivos aos pássaros para incentivar o instinto de caça dos pets. “O tenébrio molitor, ideal para alimentação de pássaros silvestres como curió, trinca-ferro e canário, tem percentual de proteína que chega a 48% e pode ser oferecida tanto para adultos como filhotes. No caso de filhotes, disponibiliza-se os tenébrios na gaiola e a fêmea os alimenta”, explica.

Os insetos podem ser misturados tanto nas frutas quanto nas rações e sementes. Assim, o pássaro terá acesso a uma variedade maior de nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais, colaborando para a sua saúde. A procura por alimentos de qualidade fazer toda a diferença na alimentação do pet. A Safari Insetos é especialista na produção de insetos para alimentação de animais exóticos. Eles são produzidos em uma fazenda localizada em Piracicaba, interior de São Paulo. O sistema de produção é bem simples, mas há cuidados específicos para manter o ambiente sempre limpo e sem exposição a dejetos. “A alimentação dos insetos é preparada com farelo de trigo, milho, cevada e vegetais como legumes e folhas, de onde eles também retiram a água que necessitam. Os excrementos são retirados semanalmente de um reservatório no fundo de cada baia, onde caem por gravidade, mantendo o ambiente sempre limpo. Os insetos criados em cativeiro ficam guardados em ambiente controlado, a fim de evitar contaminação ou contato com espécimes de fora. São todos bem limpinhos”, explica.

O “cardápio” oferecido pela Safari é composto por: grilo preto (Gryllus assimillis), tenébrio gigante Zophobas morio), tenébrio comum (Tenebrio molitor), barata cinérea (Nauphoeta cinérea) e barata blaberus (Blaberus giganteus). Em breve, a espécie barata madagascar (Gromphadorhina portentosa) também fará parte da produção que, hoje, já soma milhões de insetos.

É importante destacar que a criação de pássaros silvestres no Brasil é regulamentada pelo IBAMA e tanto criadores amadores quanto profissionais devem solicitar autorização e registro junto ao órgão nacional. A instrução normativa está disponível no site: https://servicos.ibama.gov.br/phocadownload/legislacao/instrucao_normativa_n_10_de_20_setembro_2011.pdf

Mais informações e contato: http://www.safarinsetos.com.br
https://www.facebook.com/safarinsetos



Fonte: Fonte Comunicação



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA







 
 
Guia Pet & Cia 2008-2017 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de uso - Política de privacidade

CSS vlido! Valid XHTML 1.0 Transitional