ban
Pesquisa no Guia Pet




guias_web
Guia da Embalagem
Guia Construir e ReformarGuia da CulinariaGuia do Turismo e Lazer





submarino


voltar
<<< Anterior Próxima >>>


ESCOLHA O TAMANHO DA FONTE - A - A

28/12/2018
Má higienização da boca pode causar graves problemas de saúde nos pets

Muitas vezes, as doenças bucais passam despercebidas pelos tutores, mas podem causar enfermidades ainda mais graves

Má higienização da boca pode causar  graves problemas de saúde nos pets



Como anda a saúde bucal dos seus pets? Nem sempre os tutores dão a atenção necessária a esse assunto, porém, assim como vacinação correta e controle de pulgas e carrapatos, a saúde da boca e dos dentes também é de extrema importância para o bem-estar e a qualidade de vida dos pets. E, se for negligenciada, pode acarretar graves problemas de saúde aos animais.

“A falta de cuidado e de higienização bucal regular dos animais pode ser muito prejudicial a eles, pois algumas doenças começam na boca e se espalham por outros órgãos, como coração, rins e fígado, via corrente sanguínea”, alerta a médica-veterinária e especialista técnica de pets da Boehringer Ingelheim Saúde Animal, Karin Botteon.

A médica-veterinária explica que, muitas vezes, os tutores percebem o mau hálito do animal, mas acabam não dando a devida importância, pois imaginam que é algo comum e aceitável. “O mau hálito (ou halitose) é um sintoma de que a boca do pet não está saudável. Portanto, é muito importante que os tutores estejam atentos a isso, para evitar que problemas mais sérios afetem a saúde do animal”, aponta Karin Botteon.

Uma das principais doenças causadas pela falta de cuidado bucal é a doença periodontal, ocasionada pelo acúmulo de placa bacteriana. “Essa é uma das enfermidades mais comuns entre os pets, que tem início com um processo chamado de gengivite, evoluindo para uma periodontite. Quando não identificada e tratada, ocasiona inflamação dos dentes e dos tecidos ao seu redor – o que dificulta a mastigação e impede que o animal se alimente normalmente. Todos esses problemas afetam diretamente o conforto e a saúde geral dos pets”, reforça a especialista técnica de pets da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.

O tratamento da doença periodontal consiste em um procedimento chamado de profilaxia dentária, que deve ser realizado pelo médico-veterinário. O procedimento, feito com equipamentos específicos, demanda anestesia geral e uma análise minuciosa dos dentes, as vezes com o auxílio de radiografias para determinar se será necessária sua remoção.

Como as doenças periodontais normalmente são acompanhadas por infecções bacterianas locais, já que a boca é cheia de bactérias, para o tratamento eficaz desta e demais doenças, a Boehringer Ingelheim Saúde Animal possui em seu portfólio o antibiótico Stomorgyl, cuja fórmula combina dois poderosos princípios ativos antibacterianos: Espiramicina e Metronidazol. O Stomorgyl geralmente é utilizado no pré e pós-operatório de intervenções da cavidade oral e da profilaxia dentária, sempre sob critério e avaliação do médico-veterinário.

“Stomorgyl é um importante aliado do médico-veterinário no tratamento de afecções da cavidade oral. Porém, é sempre muito importante reforçar a necessidade da correta escovação dos dentes do animal. Esse hábito diminui as chances de ocorrência de problemas bucais”, finaliza Karin Botteon.

Boehringer Ingelheim - https://www.boehringer-ingelheim.com.br/




Fonte: Texto Comunicação



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA







 
 
Guia Pet & Cia 2008-2019 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de uso - Política de privacidade

CSS vlido! Valid XHTML 1.0 Transitional