ban
Pesquisa no Guia Pet




guias_web
Guia da Embalagem
Guia Construir e ReformarGuia da CulinariaGuia do Turismo e Lazer





submarino


voltar

Tipos e Raças/Cães/Pastor Australiano


Pastor Australiano
COMENTE
GALERIA DE FOTOS
Há 19 fotos de Pastor Australiano - Escolha a categoria abaixo
Fotos de Perto - 3 fotos

Você é criador desta raça ? Você pode mandar fotos pelo email contato3@guiapetecia.com.br.

Observação: Não aceitamos fotos com a logomarca do canil, ou com textos inscritos nelas. A intenção do Guia é oferecer conteúdo de qualidade aos seus usuários. Os créditos ao canil ficam em destaque no cabeçalho da página (Veja um exemplo, clicando aqui)
VIDEOS
Ainda não há videos desta raça


Você é criador desta raça ? Você pode mandar seus videos pelo email contato3@guiapetecia.com.br.
Você poderá enviar o video em um arquivo anexo ao email, ou nos indicar o link da página em que o video esteja hospedado (Youtube, Yahoo Videos, etc).

Não serão permitidos slides em formatos de videos.


DADOS

Nome da Raça Pastor Australiano
País onde a raça é recorrente : Austrália
 
Descrição da Raça
Embora existam muitas teorias a respeito da origem do Australian Shepherd, a raça como nós conhecemos hoje foi desenvolvida exclusivamente nos Estados Unidos.

O Pastor Australiano foi assim chamado por causa da associação com os Pastores Bascos, que foram para os Estados Unidos provindos da Austrália nos anos de 1800, a popularidade do Australian Shepherd cresceu consistentemente com a popularização do western horseback riding, após a Segunda Guerra Mundial, que ficou conhecido pelo público em geral através de rodeios, exposições eqüinas, filmes e shows de televisão. Sua inerente versatilidade e sua personalidade facilmente adaptável ao treinamento tornaram-no valioso para as fazendas e ranchos americanos.

Os fazendeiros americanos continuaram o desenvolvimento da raça, mantendo sua versatilidade, inteligência aguda, forte instinto de pastoreio e sua agradável aparência que desde o início ganhou admiração. Embora cada exemplar seja único em cores e marcações, todos os Australian Shepherds despertaram uma insuperável devoção por seus familiares. Seus numerosos atributos têm garantido uma contínua popularidade para a raça.

Uma das características mais marcantes do Australian Shepherd é a ausência de cauda. São cães que podem nascer anuros ou que têm a cauda cortada nos primeiros dias de vida.

Sua pelagem é de comprimento médio, mas muito abundante. As cores aceitas pelo padrão são: preto, vermelho, azul merle (cinza e branco com manchas irregulares pretas cujo efeito é uma cor azulada) e vermelho merle (vermelho e branco, com manchas cor de fígado irregulares), todos com ou sem manchas brancas e/ou castanhas (cobre). Branco puro é aceito no pescoço (em parte ou como em um colar), peito, pernas, parte inferior do focinho, faixa na cabeça e barriga. Branco na cabeça não deve ser predominante e os olhos devem ser cercados por cores e bem pigmentados.

As cores dos olhos podem variar de castanho bem escuro a azul bem claro, passando por cor-de-mel ou âmbar, em qualquer cor de pelagem. Também é comum apresentarem um olho de cada cor ou ainda heterocromia da íris (um mesmo olho com cores diferentes, criando um aspecto marmorizado).

É um cão de porte médio a grande, robusto e rústico. Sua altura vai de 46cm a 58cm na cernelha e pesa entre 18 a 30 kg, sendo as fêmeas menores e mais leves que os machos. Deve apresentar ossatura firme e forte, sem ser pesado.

A aparência deve ser a de um cão resistente, sem ser grosseiro. Sua cabeça é bem esculpida, com stop bem definido, de tamanho proporcional ao corpo. Focinho forte, com o mesmo comprimento do crânio ou um pouco mais curto, afinando suavemente na ponta. De perfil deve formar uma linha paralela com a linha do crânio, dividida pelo stop. As orelhas devem ser triangulares, de tamanho médio, inseridas altas na cabeça e portadas em botão ou em rosa (dobradas para frente ou para o lado). Jamais eretas ou totalmente pendentes.

As pernas dianteiras devem ser retas e fortes, proporcionais ao tronco, nunca muito longas nem muito curtas, posicionadas perpendiculares ao solo. As posteriores devem apresentar jarretes curtos e perpendiculares ao solo, parelelos entre si, com angulação moderada e joelhos bem definidos. Devem proporcionar uma movimentação elástica, livre e suave, que cubra uma boa porção de solo sem esforço. Anteriores e posteriores movimentam-se retos e paralelos com a linha central do corpo. Aumentando a velocidade, as patas (de frente e de trás) convergem em direção à linha de gravidade do cão, enquanto o dorso permanece firme e plano.
O Australian Shepherd deve ser ágil e capaz de mudar de direção ou modificar o passo instantaneamente.

O padrão exige dentição completa e branca, com mordedura em tesoura ou torquês. Prognatismo inferior ou superior acima de 3mm é considerado falta grave.

É um cão corajoso, leal e afetuoso. Apesar de ser usado em trabalho nos pastos, adapta-se facilmente à vida em família, mas não deve ser mantido confinado em espaços pequenos. Precisa de exercício físico e mental em grandes quantidades, ficando muito mais satisfeito se puder correr livre por algumas horas do que apenas dar algumas voltas no quarteirão.

Adequado para o convívio com crianças maiores, a quem protege como se fossem um pequeno rebanho. Crianças muito pequenas podem se machucar nas brincadeiras, visto que os Australians são muito alegres e efusivos, pulando nas pessoas para festejá-las.

Ajude o Guia Pet & Cia
Há alguma informação incorreta nesta descrição ? Faça a revisão deste artigo e entre em contato com o Guia Pet & Cia atravez do email contato3@guiapetecia.com.br nos enviando sua correção. Colocaremos os créditos.






CRIADORES CADASTRADOS
GoldenAussies Spirit


Cadastro gratúito, clique aqui

Observação: Se você é criador desta raça, está cadastrado no Guia Pet & Cia e mesmo assim, sua empresa não aparece listada acima, mande-nos um email avisando (contato3@guiapetecia.com.br)
 
 
Guia Pet & Cia 2008-2014 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de uso - Política de privacidade

CSS vlido! Valid XHTML 1.0 Transitional