ban
Pesquisa no Guia Pet




guias_web
Guia da Embalagem
Guia Construir e ReformarGuia da CulinariaGuia do Turismo e Lazer





submarino


voltar

Tipos e Raças/Aves/Pássaros/Araponga


Araponga
COMENTE
GALERIA DE FOTOS
Há 3 fotos de Araponga - Escolha a categoria abaixo
Empoleirados - 2 fotos
Em Cativeiro - 1 foto

Você é criador desta raça ? Você pode mandar fotos pelo email contato3@guiapetecia.com.br.

Observação: Não aceitamos fotos com a logomarca do canil, ou com textos inscritos nelas. A intenção do Guia é oferecer conteúdo de qualidade aos seus usuários. Os créditos ao canil ficam em destaque no cabeçalho da página (Veja um exemplo, clicando aqui)
VIDEOS
Ainda não há videos desta raça


Você é criador desta raça ? Você pode mandar seus videos pelo email contato3@guiapetecia.com.br.
Você poderá enviar o video em um arquivo anexo ao email, ou nos indicar o link da página em que o video esteja hospedado (Youtube, Yahoo Videos, etc).

Não serão permitidos slides em formatos de videos.


DADOS

Nome da Raça Araponga
País onde a raça é recorrente : Brasil
 
Descrição da Raça
A araponga é uma ave existente no Brasil, muito conhecido pelo seu grito alto e estridente, som parecido ao de um martelo numa bigorna. As arapongas pertencem à subfamília Cotingidae, gênero Procnias.

Três espécies de arapongas são encontradas no Brasil:

● Araponga comum, que habitando desde matas litorâneas da Bahia até o Rio Grande do Sul. O macho é todo branco, com a garganta e os lados da cabeça esverdeados, e a fêmea é totalmente esverdeada.

● Araponga do Nordeste, que vive em Roraima e no Nordeste, suas asas são pretas, o peito é branco, cabeça marrom e vários apêndices carnudos que "nascem" do seu pescoço como se fossem barba, de onde vem seu nome popular de "araponga-de-barbela".

● Araponga da Amazônia, que habita no Amazonas na região do Rio Negro, mas pouco se sabe sobre ela.

Ideal para se criar um casal é um viveiro de 4 x 4 m; no mínimo 2 x 3 m. Construir um ninho de xaxim com folhas de palmeira secas enfeitando, ou uma cestinha aberta e colocar no fundo do viveiro, que deve ser fechado, pois se a fêmea não encontrar condições de aconchego não vai reproduzir.

Manter a gaiola sempre limpa e arejada, sem umidade. As folhas do viveiro não devem estar abaixo do poleiro, pois podem tornar foco de fezes que matam a Araponga com facilidade através de fungos na garganta.

As arapongas estão afeitas a três espécies de problemas:

● Os pulmonares se manifestam pela respiração difícil acompanhada de movimentos da cauda.

● O fungo na garganta, também se manifesta pela respiração difícil, mas não é acompanhado de movimentos da cauda.

● Problemas intestinais e coccidiose; sintoma: fezes líquidas e peito seco.

Na vida selvagem, as arapongas comem pequenos frutos silvestres e bagas inteiras. Em cativeiro devemos dar-lhes banana, mamão, tomate etc, tudo cortado em pequenos cubos. Podem-se misturar estes frutos com ração para Sábia ou com uma mistura de Neston com Meritene. A alimentação deve ser colocada no alto: a Araponga não gosta muito de descer ao chão.

Ajude o Guia Pet & Cia
Há alguma informação incorreta nesta descrição ? Faça a revisão deste artigo e entre em contato com o Guia Pet & Cia atravez do email contato3@guiapetecia.com.br nos enviando sua correção. Colocaremos os créditos.






CRIADORES CADASTRADOS
Não há nenhum criador cadastrado para esta raça

Cadastro gratúito, clique aqui

Observação: Se você é criador desta raça, está cadastrado no Guia Pet & Cia e mesmo assim, sua empresa não aparece listada acima, mande-nos um email avisando (contato3@guiapetecia.com.br)
 
 
Guia Pet & Cia 2008-2017 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de uso - Política de privacidade

CSS vlido! Valid XHTML 1.0 Transitional